NOTÍCIAS E MULTIMÉDIA

 

 

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral Extraordinária de 19 de janeiro de 2024

Clique aqui ou na imagem acima para visualizar o documento em formato PDF

 


 

Convocatória para Assembleia Geral Ordinária de 11 de Dezembro de 2023

Clique aqui ou na imagem acima para visualizar o documento em formato PDF


 

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2023-2024


 

CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA


 

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UCRANIANOS

Caros alunos,
 
A UNISETI informa que na próxima quarta-feira, dia 30 de Março terá início a disciplina PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UCRANIANOS, pelas 15H00, no Parque do Bonfim.
Solicita-se que partilhem esta informação pelos v/. conhecimentos sempre que se justifique.
Os interessados podem inscrever-se aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWhcqnX1Bh-r9EB4VuTSSTrtbQkgcIDNZQa2_5qPW38DL6YA/viewform?usp=sf_link
 

 


 

AJUDE A AJUDAR
CAMPANHA SOLIDÁRIA UNISETI
DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DA UCRÂNIA RADICADAS EM SETÚBAL

No seguimento do Comunicado Oficial do Conselho de Administração de 18 de Março de 2022, vêm os Serviços Administrativos relembrar que, está a decorrer até ao próximo dia 10 de Abril a angariação de donativos a favor das famílias de refugiados da Ucrânia, radicadas em Setúbal.
Os interessados podem efectuar o seu donativo por transferência bancária ou em Multibanco na Secretaria da UNISETI.
Informaremos regularmente a evolução do valor angariado.


 

Homenagem ao Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

A comunidade UNISETI homenageou o seu Presidente do Conselho de Administração, Professor Doutor Arlindo Pato Ferreira da Mota, dando o seu nome ao Cine Estúdio desta universidade sénior, equipamento que nasceu por iniciativa do homenageado, demonstrando, mais uma vez, a sua capacidade de resolução e de congregação de esforços, que imprimem à instituição o dinamismo  que todos os que com ela contactam lhe reconhecem.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. André Martins dignificou o acto com a sua presença, tendo tecido palavras muito elogiosas ao trabalho social que, sob a Presidência de Arlindo Mota, a Universidade vem desenvolvendo, e recordou a melhoria das suas condições de funcionamento já assumidas pela Autarquia.
Associaram-se à cerimónia Alunos, Voluntários, Docentes e Corpos Sociais. A sessão terminou em fraterno e são convívio.

 


 

UNISETI CONVIDA

Clique AQUI ou na imagem para visualizar em formato PDF


 

"Ciclo de palestras virtuais"

PROFESSOR Soromenho Marques

Artigo do diário "O Setubalense - o jornal da Região" alusivo à palestra do Professor Soromenho Marques, que decorreu no passado dia 16 de Fevereiro, através da plataforma on-line, integrada no "Ciclo de palestras virtuais", promovidas pela Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI).

Notícia online disponível através do endereço
https://www.osetubalense.com/local/setubal/2021/02/16/temos-uma-grande-possibilidade-de-destruir-o-que-nos-rodeia-antes-de-o-perceber/


 

"Ciclo de palestras virtuais"

PROFESSORA Rita Figueiras

Artigo do diário "O Setubalense - o jornal da Região" alusivo à palestra da Professora Rita Figueiras,  integrada no "Ciclo de palestras virtuais", promovidas pela Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI). Rita Figueiras é natural de Setúbal, Professora Associada da Universidade Católica e especialista em comunicação política.


Notícia online disponível através do endereço
https://www.osetubalense.com/local/setubal/2021/02/02/campanha-eleitoral-das-presidenciais-foi-inedita-e-extraordinaria-diz-especialista-setubalense/


 

 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

1AD/2021
Setúbal, 18 Janeiro de 2021

 

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

No momento em que escrevemos estas linhas, o país enfrenta um novo confinamento.  A UNISETI- Universidade Sénior de Setúbal, consciente das dificuldades e condicionamentos, tudo tem feito para que a sua comunidade não esqueça o gosto de viver o quotidiano com gosto e comprazimento, entre as balizas do afecto e prudência, continuando a garantir o acesso ao convívio e ao conhecimento. Para isso, na impossibilidade de realizar aulas e actos presenciais, tem investido em recursos tecnológicos e humanos– formando facilitadores de utilização de plataformas de videochamadas e adquirindo versões profissionais para assegurar a melhor qualidade possível. (Um obrigado muito especial e uma vez mais aos nossos dedicados docentes que nunca regatearam o seu empenho e saber mesmo nas difíceis condições das aulas à distância!)

Hoje podemos anunciar com orgulho e justo agradecimento que, depois das excelentes palestras do prof. Doutor José Custódio Vieira da Silva sobre o tema “Entre a Batalha e os Jerónimos: Singularidades da Igreja de Jesus de Setúbal”, que cativaram largas dezenas de participantes e do êxito que constituiu o pré-lançamento do seu livro “A Igreja de Jesus de Setúbal”, que já ultrapassou mais de uma centena de exemplares subscritos, deram já a sua anuência à colaboração com a Universidade Sénior de Setúbal, no âmbito do novo espaço “UNISETI CONVIDA”,  os seguintes ilustres docentes e investigadores: Viriato Soromenho Marques, Prof. catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa; Pedro Simas, conhecido virologista e professor na Faculdade de Medicina de Lisboa; Rita Figueiras, professora associada da Universidade Católica e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura – CECC. E, alargando a nossa oferta formativa semanal, em breve terá início uma nova disciplina “História Contemporânea” ministrada pela Professora Maria da Nazaré Oliveira, mestre pelo ISCTE. (Oportunamente divulgaremos o calendário e abriremos as respectivas inscrições a toda a comunidade.)

Mas a UNISETI não esquece a sua vocação solidária. Assim, depois do apoio que canalizámos para o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, resultado de uma campanha em que mobilizámos toda a nossa Comunidade neste último Natal, ultrapassando, em poucos dias, mais de mil euros, vamos agora juntar-nos ao movimento de apoio à mais antiga e prestigiada instituição da cidade: O Vitória de Setúbal, que vive um momento de graves dificuldades que exige a união de todos os setubalenses. A UNISETI diz uma vez mais presente, designadamente através de uma intensa campanha de sócios junto dos seus professores, alunos e colaboradores. Começamos com um acto que tem tanto de simbólico como de efectivo: a UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal vai desde já inscrever-se como sócio colectivo do renovado Vitória de Setúbal.

Entretanto, enquanto os cientistas alertam para os perigos do contágio neste primeiro trimestre, numa altura em que já há vacina, mas em quantidades insuficientes para alcançar uma rápida imunidade de grupo e novas variantes do vírus vão surgindo, resta-nos ser prudentes e viver reduzindo a exposição a novos contactos. Para isso, uma medida sábia é rodearmo-nos dos grandes poetas clássicos: como Horácio, cujas Odes nos ajudam a libertar da humana condição:

«Na noite impenetrável da sua sabedoria

Um deus encerra a sucessão dos dias

Que virão e ri

Do nosso humano sobressalto»

ODES (III, 29)

E se a pandemia trouxe, inesperadamente, um desafio que tem mobilizado todas as nossas energias, ela constitui, entretanto, o grande paradoxo do presente: estamos perante um tempo de transição que traz consigo inquietação e angústia mas que suscita, ao mesmo tempo, uma questão vital: a nossa vontade indómita de fazer parte do novo lugar.

Até breve,

Clique AQUI para visualizar o documento em formato PDF

 


 

Convocatória para sessão ordinária da assembleia geral

Clique na imagem para visualizar o documento em formato PDF

 

 


 

Conferências inseridas nas comemorações
do 16.º aniversário da UNISETI

 

O Conselho de Administração da UNISETI convida-os a assistir virtualmente, na plataforma ZOOM, a um conjunto de três conferências, inseridas nas comemorações do 16.º aniversário da UNISETI, com o tema Entre a Batalha e os Jerónimos: Singularidades da Igreja de Jesus de Setúbal, pelo prof. catedrático jubilado da UNL, José Custódio Vieira da Silva a decorrer nas próximas semanas, à segunda-feira, pelas 14H15. Inscreva-se através do mail secretaria.uniseti@gmail.com.

No final de Novembro será lançado o livro “A Igreja de Jesus de Setúbal”, do prof. José Custódio Vieira da Silva. Os participantes nas conferências usufruem de um desconto de 25% sobre o preço de capa (10€). Pode fazer a sua reserva por email.

 


Clique na imagem para visualizar em formato PDF

 


 

 

Setubal atribui Medalha de Honra da Cidade  ao Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

A Autarquia Setubalense decidiu, com toda a justeza, atribuir ao Presidente do Conselho de Administração da UNISETI, Doutor Arlindo Pato Ferreira da Mota, a Medalha de Honra da Cidade na classe de Associativismo e Sindicalismo, integrando a cerimónia da entrega do galardão nas celebrações do aniversário do nascimento do Poeta Bocage.
Para a atribuição desta distinção ao Doutor Arlindo Mota certamente que pesaram as funções que tem vindo a desempenhar como responsável máximo da Universidade Setubalense da Terceira Idade, cujo prestigio muito lhe deve. Para além disso, tem também atrás de si um historial de cidadão interventivo cujo mérito lhe é agora reconhecido.
Está de parabéns o Doutor Arlindo Mota e está de parabéns a comunidade UNISETI.

 


 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

29AD/2020
Setúbal, 31 de Julho de 2020

 

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

 

Em primeiro lugar desejamos que estejam de boa saúde!

Este constitui o último comunicado da Administração antes das férias de Verão deste insólito ano lectivo 2019-2020, que nos trouxe a experiência dramática de uma pandemia que é a prova trágica de que a história se repete e isso quando a UNISETI celebrava o momento mais alto da sua existência, tendo visto reconhecida a sua actividade com a atribuição da medalha de mérito da Cidade de Setúbal, e se preparava para dar mais sentido à vida de uma instituição reconhecida como uma das mais prestigiadas universidades seniores portuguesas, que congrega a excelência da docência, a inovação dos projectos, a comunhão da afectividade.

Neste contexto tão adverso, foi feito um enorme esforço para nos adaptarmos aos novos tempos, tendo sido criada em tempo recorde   a UNISETI VIRTUAL a que aderiram mais de duas centenas de alunos, e quando foi possível, ensaiou, com as devidas cautelas, a introdução de aulas presenciais como o Fado e o Teatro.

Porque, como é reconhecido, a UNISETI é credora de um elevado sentido de pertença foi feito um apelo, que tem sido muito bem acolhido, para a renovação de matrícula para o novo ano lectivo, que conta já com a adesão superior a 50% dos alunos matriculados em 2019, o que comprova que a UNISETI é hoje uma rede consolidada e por quem a sua comunidade mantém elevada confiança. Por isso,

2020 era (há-de ser!) o da inauguração do CINE.ESTÚDIO.UNISETI.

Por isso,

2020 era (há-de ser!) o da edição de mais um livro excepcional para conhecer Setúbal: A Igreja de Jesus, da autoria do Prof. Dr. José Custódio Vieira da Silva.

Por isso,

2020 era (há-de continuar a ser) o teatro, o cinema, as palestras de “Conhecer Setúbal”, o início do segundo ciclo das conferências “O Lugar do Sapal”, dos Roteiros do Património, de mais uma prestigiada Universidade de Verão. Enfim, era e será aprender e ensinar, era e será conviver e partilhar, era e será a oportunidade de viajar para lugares fascinantes entre colegas e amigos.

Entretanto, a UNISETI tudo fará para ajudar, mesmo nas circunstâncias actuais, a que a vida mereça ser vivida: e falamos de coisas simples, como o abraço de um familiar querido ou o beijo de um neto, ou viver o quotidiano com os amigos da Universidade, sem medo ou receio, aprendendo e ensinando, convivendo.

Sabemos que apetece dizer “já passa”, reconhecendo que irão ser ainda alguns meses de incerteza. Mas a força tem de vir de uma reinvenção dos gestos, simples e amigos. Há que viver, recriar, mesmo sem saber bem ainda como…

Esperemos que não tarde muito para nos voltarmos a juntar, no nosso Jardim do Bonfim. Como escrevia, na sua mensagem singela, um destacado membro da comunidade UNISETI: "Que falta me faz aquela casa..."

Por fim, queremos desejar-vos os mais sinceros Votos de BOAS FÉRIAS, com Saúde e Bem-Estar. Até lá,

 

Apresentamos Calorosas Saudações Cordiais,

 

 

Arlindo Mota

Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

 


 

COMUNICADO

Exmas. e Exmos. Cooperadoras e Cooperadores da Universidade Setubalense da Terceira
Idade CRL, (Uniseti)

Considerando que:

a) a Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-B/2020 de 22/06/2020 define medidas extraordinárias no âmbito da situação de calamidade para a Área Metropolitana de Lisboa, consequentes da pandemia causada pela COVID19 [CORONAVIRUS];
b) tais medidas se destinam a prevenir a transmissão daquela doença e a garantir a contenção da propagação da mesma;
c) nos termos de tal Resolução o acesso, a circulação e a permanência de pessoas em espaços frequentados pelo público, se encontra limitado a 10 pessoas;
d) nos termos de tal Resolução as concentrações de pessoas na via pública encontram-se limitadas a 10 pessoas;
e) o Município de Setúbal integra a Área Metropolitana de Lisboa;
f) as Assembleias Gerais da Universidade Setubalense da Terceira Idade CRL, (Uniseti) são participadas por dezenas de pessoas;
g) nos termos do disposto no artigo 18.º do D. L. 10-A/2020, de 13/03, as cooperativas com mais de 100 cooperantes poderão realizar as suas assembleias gerais até 30/09/2020;
h) a prudência obriga que nos protejamos para protegermos os nossos, dou, por este, sem efeito a convocatória a todas/todos enviada, para a sessão da assembleia geral da Universidade Setubalense da Terceira Idade CRL, (Uniseti), que estava agendada para o próximo dia 29/06/2020, a qual, por isso, não se realizará.

Tal assembleia geral será oportunamente - quando estiverem reunidas condições para tanto - agendada e convocada.

Setúbal, 24 de Junho de 2020
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Margarida Alves Vacas

 

 


 

Matrículas na UNISETI - Ano Lectivo 2020/2021

O comunicado da Administração de 16 de Junho corrente definiu as linhas gerais do funcionamento da UNISETI neste período incerto das nossas vidas.

A limitação dos contactos directos obriga a alteração de alguns procedimentos, nomeadamente no que respeita à formalização das matrículas e pagamentos a efectuar (matrículas, propinas e outros).

 Pagamento presencial: Esta forma de pagamento será efectuado como até aqui, mas só a partir do dia (30 de Junho de 2020) e de acordo com calendário a divulgar e a afixar à entrada da Uniseti, mediante marcação prévia.

2 – Pagamento por transferência bancária através das Caixas Multibanco: Após a transferência para o IBAN PT50.0036.0043.99100440809.37 deve:
           - Registar o número de aluno no talão do Multibanco;

           - Digitalizar o talão e enviar o ficheiro para tesouraria.uniseti@gmail.com

- Em alternativa pode depositar o talão (com o número de aluno nele inscrito) na caixa do correio da Uniseti, nas instalações do Bonfim.

3 – Pagamento por transferência bancaria ao balcão do banco: No documento do banco respeitante à transferência para o IBAN indicado em 1, deve constar o número do aluno; Este documento deve ser enviado à Uniseti do modo indicado em 2.

4 – Pagamento por e-banking: Este sistema de pagamento permite o envio automático do comprovativo para o e-mail que se indicar, neste caso tesouraria.uniseti@gmail.com.

 


 

felicitação

No passado dia 17 de junho,

Sua Excelência Reverendíssima D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, com quem a Uniseti mantém estreitas relações institucionais, foi eleito pelos seus pares, para Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Universidade Sénior de Setúbal, congratula-se com o acontecimento, exprime publicamente as mais calorosas felicitações ao novo eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e deseja-lhe os maiores sucessos no desempenho deste alto cargo na hierarquia da Igreja.

 


 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

24AD/2020   Setúbal, 16 de Junho de 2020

ESTIMADOS PROFESSORES, ALUNOS E COLABORADORES

Em primeiro lugar desejamos que estejam de boa saúde!

A UNISETI que fez o caminho que é de todos conhecido de acordo com a absurda situação da pandemia que infelizmente ainda nos assola, encerrou as instalações, mas manteve uma ligação constante e criativa com a sua comunidade. Na altura, ainda não fazíamos ideia das implicações que haveria de ter nas nossas vidas, como condicionaria o nosso quotidiano, as nossas relações de amizade, tudo sob um novo paradigma paradoxal: o distanciamento social. 

A pandemia, que tínhamos para nós que demoraria duas ou três semanas, açoitou-nos com violência, sequestrando o convívio, condicionando os afectos, instilando o medo pelo outro e, sobretudo, confiscando-nos o futuro próximo. Entretanto o “desconfinamento” vai-se dando, com as necessárias cautelas.

O nosso principal objectivo foi manter a Universidade Sénior de Setúbal como uma resposta à altura do prestígio que de que gozava entre os seus alunos e na cidade. E tal foi alcançado com uma enorme adesão à UNISETI VIRTUAL, mas também o sentimento de que só poderá ser provisório, mesmo que esse provisório dure até à descoberta de uma vacina.

Aproxima-se agora o tempo das matrículas para o próximo ano lectivo, numa altura em que o País está a voltar ao “novo normal”. Que o mesmo é dizer com incerteza. Foi neste quadro que a Administração, apenas com a certeza de que a incerteza vai ser a norma para os próximos tempos, teve de tomar decisões, designadamente quanto ao próximo ano lectivo:

- Abrir matrículas já nos próximos dias; fixar o valor da matrícula em 10 Euros, bem como o valor da propina mensal também em 10 Euros. Enquanto durar a pandemia, não serão cobrados outros valores. O prejuízo inerente iremos buscá-lo à reserva que soubemos construir ao longo dos anos.

A ave do sonho – foi promessa nossa, reiterada e praticada – há-de encontrar na UNISETI um porto de abrigo, uma voz fraterna, acolhedora, amiga. Não desistiremos de com-viver, como sabiamente evoca José Tolentino de Mendonça “não basta aproximar-nos para sermos efectivamente próximos”. Por vezes, como nos sucede agora, agimos como no verso da grande poetisa Adília Lopes: “Na vida e no poema/dar menos um passo”, mas sem fazer desse gesto a privação da vida. Antes pelo contrário,

Fiquem igualmente atentos às próximas directrizes dos Serviços Administrativos. E terminamos com a inspiração do grande poeta japonês Bashô (adaptado)

“A primavera despede-se:
as aves chilreiam – até dos olhos dos peixes
se soltam amarras…”

Por fim, queremos desejar-vos os mais sinceros Votos de Saúde e Bem-Estar, dentro dos condicionalismos actuaisagradecendo que estejam particularmente atentos às nossas tentativas de contacto.

Apresentamos Calorosas Saudações Cordiais,

Arlindo Mota
Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

Para visualizar a versão do comunicado em formato PDF, por favor, CLIQUE AQUI.

 


 

COMUNICADO OFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração da UNISETI tem vindo a acompanhar com particular atenção a situação delicada que a epidemia provocada pelo novo coronavírus tem vindo a provocar; de uma forma discreta, mas atenta, sempre colocando a saúde da comunidade UNISETI em primeiro lugar.

Seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), elaborámos um sucinto Plano de Contingência, que passou pela afixação de cartazes de alerta, reforço dos meios de higienização e escolha de uma sala de isolamento para o caso – embora pouco provável – de suspeita de infecção nas nossas instalações.

Ouvimos outros professores e alunos e parceiros cujo foco educativo é idêntico ao da nossa Universidade. Estivemos atentos às orientações que o governo e as autarquias emitiam. É agora tempo de adoptar as medidas que consideramos adequadas à presente situação, sempre com dois intuitos: um principal, a preservação da saúde de todos os que pertencem à Comunidade UNISETI; outro, a preservação dos elos que nos ligam. Assim, no contexto já referido, e enquanto se mantiverem as condicionantes definidas pela DGS, decidimos:

- Suspender todas as actividades de exterior, designadamente a Visita de estudo programada para a próxima sexta-feira, dia 13, integrada no projecto Roteiros do Património, a Castelo de Vide e Portalegre; Visita de estudo a Vila Franca de Xira, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa (Museu do Neo-Realismo), dia 20 de Março; Visita de estudo a Lisboa (Biblioteca Nacional de Lisboa), 3 de Abril, no âmbito da disciplina de Literatura de Língua Portuguesa: Narrativa, Poesia e Texto Dramático; a Festa da Primavera, agendada para o dia 19 de Março; O Cine Maior Idade, sessão de 27 de Março; a actividade do CIMM prevista para o dia 21 de Março.

- Antecipar o início das Férias da Páscoa para o dia 16 de Março, tendo em conta as advertências feitas pelas autoridades sanitárias e o esforço pedido a todos para a contenção da epidemia em curso. Até lá, será adequado o horário lectivo, de forma a fazer corresponder a oferta formativa às necessidades de adaptação da Universidade aos novos desafios que a presente situação suscita. Por fim,

- Proporcionar, através de meios digitais, a prática educativa à distância e o contacto precioso docente/discente e vice-versa. Para o efeito, será divulgado ainda esta semana quais as áreas em que tal será possível, após uma reunião com o nosso corpo docente.

Neste interregno profiláctico, a Universidade estará de portas abertas, no horário que será oportunamente divulgado, para tratarem de algum assunto prioritário ou algum esclarecimento que não possam obter por telefone. (A propósito deverão manter o telefone e o mail actualizados junto da Secretaria).

Solicitando que estejam particularmente atentos às nossas tentativas de contacto e ao ensino à distância que iremos promover, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Arlindo Mota Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

Para visualizar a versão do comunicado em formato PDF, por favor, CLIQUE AQUI.

 


 

UNISETI RECEBE MEDALHA DA CIDADE NA CLASSE ASSOCIATIVISMO

CLIQUE AQUI para efetuar o download



Clique na imagem para ampliar

 


 

protocolo celebrado entre a Universidade e as Termas de S. Pedro do Sul

Foi celebrado entre a UNISETI — Universidade Setubalense da Terceira Idade, CRL e a
Termalistur — Termas de São Pedro do Sul E.M., S.A. o presente protocolo, que visa divulgar os benefícios do termalismo de saúde e proporcionar aos colaboradores da UNISETI, bem como aos seus cônjuges e filhos a cargo, o acesso, em condições mais vantajosas,
aos Programas de Saúde das Termas de S. Pedro do Sul.

Para visualizar o conteúdo integral deste protocolo, por favor, CLIQUE AQUI.

 


 

MATRÍCULAS E RENOVAÇÕES PARA O ANO LETIVO 2019/2020

Encontram-se abertas as renovações de matrícula para o ano de 2019/2020. O período para novas inscrições iniciar-se-á a 11 de Junho. Para mais informações, por favor,  CLIQUE AQUI

 


 

Nova produção "Vamos ao Teatro" em notícia no Diário da Região de Setúbal


 

“Vamos ao Teatro“

Integrada nas comemorações do seu XV aniversário, a UNISETI vai levar ao palco a produção "Vamos ao Teatro", na esteira da anterior "Canções do nosso tempo", cujo êxito foi indiscutível.

Assim, no dia 14 de Maio pelas 21 horas, espera-se mais uma "casa cheia" no Fórum Municipal Luísa Todi para assistir a mais um espectáculo totalmente realizado pela Universidade Sénior de Setúbal, em que o poeta popular e cantador de Setúbal António Maria Eusébio, "O Calafate" , é homenageado na passagem dos duzentos anos do seu nascimento.

 


 

 

Conferências "O Lugar do Sapal"

Comunicação e pós-verdade. Fake News e Ética
Setúbal, Cinema Charlot, 8 de Fevereiro de 2019


Apresentadora: Dra Vera Lucas


A Mesa: Fernando Esteves, Rita Figueiras, Francisco Rito e Adelino Gomes


Abriu a sessão do Doutor Arlindo Mota, presidente do C A da UNISETI, começando por informar que a mudança local da conferência, do Salão Nobre da CMS para o Cinema Charlot, se deve a obras naquele Salão.
Sobre o tema em apreciação "Comunicação e Pós Verdade. Fake Nwes e Ética" referiu a sua actualidade e que os oradores convidados mostram um aproveitamento das sinergias Setú-bal/Lisboa/Setúbal.
Aproveitou para ar a conhecer aos presentes que o ciclo de conferências vai continuar, tendo lugar a próxima no dia 5 de Abril .


Arlindo Mota, Presidente do Conselho de Administração da UNISETI

 

Seguiu-se a intervenção do Sr Vereador da CMS Ricardo Oliveira, que agradeceu à UNISETI esta iniciativa com na qual a Autarquia tem participado com muito agrado.
Referindo-se à deslocalização do local inicialmente previsto para a conferência, por motivo de obras no interior do edifício da CMS, fez a ligação da qualidade das conferências com a qualidade dos filmes que a UNISETI tem vindo a fazer passar neste mesmo local, independentemente dos aspectos comerciais ligados àquele tipo de filmes.
Sobre o tema em debate, manifestou-se pela sua actualidade, tendo colocado a questão de se saber até que ponto a comunicação pode manipular os movimentos sociais e ser usada na defesa de teses pouco aceitáveis, com a capa de jornalismo ou redes de comunicação.
Terminou fazendo um apelo à reflexão sobre a sociedade que estamos a construir.


Ricardo Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Setúbal


O primeiro orador, Fernando Esteves, director do jornal "Polígrafo", cuja criação relatou. Segui-damente abordou a questão da partilha da informação que se faz a um ritmo alucinante, difundindo-se muitas vezes sem se ter sequer lido o conteúdo das mensagens que se difundem e sem se confirmar a sua veracidade. Esta situação é potenciada pela tendência que as pessoas tem para acreditar na infor-mação que lhes é fornecida, mesmo sentindo que estão a ser manipuladas e a manipulação atinge níveis de sofisticação tal, que é possível criar vídeos completamente falsos mas que não se conseguem distin-guir da realidade.

Esta situação de incerteza torna as pessoas descrentes e apáticas, vulneráveis à acção dos influenciadores que, pouco preparados dizem disparates ou muito bem preparados manipulam, o que pode colocar em risco o funcionamento da democracia.
Mais de 60% da informação é veiculada pelas redes sociais , sem qualquer triagem jornalística, qualquer pessoa pode propagar o que quiser sem qualquer controlo. É preciso criar, com o uso da Inteli-gência Artificial, ferramentas potentes para combater aquelas que estão o por em causa a verdade. Para enfrentar esta situação seria necessário tomar medidas corajosas, que restringissem a capacidade de distribuir desinformação de que deu exemplos: restringir as partilhas no WhatsApp e limitar o tamanho dos grupos; limitar a capacidade de criar perfis falsos; combate da desinformação, tão rapidamente quanto a rapidez com que é criada; criação de comunidades de Fake Jackers.
Terminou com um apelo à qualidade do jornalismo, a única forma de fazer frente à Internet.


Fernando Esteves, director do jornal "Polígrafo"

O orador seguinte foi o jornalista e investigador universitário Adelino Gomes. Começou por salientar a importância da Uniseti como local onde se pode ouvir os outros e onde nos questionarmos como sinal de vitalidade.
Entrando propriamente no tema da palestra disse que o mundo verdadeiro nunca existiu. Há certas notícias falsas que duram para sempre, sempre houve manipulações e o Homo Sapiens foi o criador da pós-verdade, usando as redes sociais humanas que antecederam as redes digitais.

Quanto à internet, cabe lá tudo, disse. Está em todo o lado, mesmo os que se querem alhear não escapam, ela vai lá buscá-los onde quer que estejam.
No campo jornalístico, perante o inverno apocalíptico que alguns vêm na manipulação das redes sociais e da informação, surgem as Fake News por medida, que assentando em premissas falsas tem impacto à escala global.
Apontou o exemplo de Trump de chamar Fake News a tudo o que não lhe agrada, ignorando o que não lhe interessa com abolição do contraditório, conduzindo ao pensamento único com graves riscos para a democracia.
Sobre o jornalismo diria que durante muito tempo esteve no topo da tabela de credibilidade, mas que as recentes sondagens o coloca no fundo da tabela. Todas as instituições perderam credibilidade mas o jornalismo foi a pior. O grupo profissional do jornalismo já não discute a credibilidade da informação mas o modelo de negócio, com a rendição das redacções dos jornais à administração.
Como recomendação, deixou a necessidade de reforço da ética profissional, do retorno aos prin-cípios morais e profissionais e ainda a recuperação do contrato social implícito do jornalismo com a sociedade, que foi quebrado.


Adelino Gomes, jornalista e investigador universitário

O último orador foi a setubalense Rita Figueiras, professora universitária na área da comunicação.
Iniciou a sua palestra colocando o aparecimento do jornalismo com área científica num momento de crise a seguir à I GG. Inicialmente, finais do século XIX o jornalismo era depreciado face à literatura, era perecível e inútil enquanto aquela se mantinha no tempo. Mas nos anos vinte surge nos EUA a ideia que a IGrande Guerra foi ganha por uma campanha de desinformação, conducente à galvanização das tropas e à desmotivação do inimigo. Então a comunicação podia fazer ganhar guerras e o jornalismo podia influenciar a História. Surgem assim nos EUA os cursos de jornalismo. Numa primeira fase os efei-tos da comunicação eram como agora são as Fake News. É ciclica a percepção que a sociedade tem do poder da comunicação sobre todos. Há um conceito que lhe está associado que é o do "pânico moral" , tudo está a ruir e por culpa da comunicação.
As Fake News são mais um sintoma do que a causa que vem da crise que está a abalar a demo-cracia pela informação criada para parecer verdadeira sabendo-se que é falsa. As Fake News alimentam a ansiedade das sociedades e o poder que tem é proporcional à crise vivida por essas sociedades.

 
Rita Figueiras, professora universitária


Sendo o jornalismo uma porta de entrada para compreender a realidade, não a explica totalmente. A comunicação é uma causa necessária mas não suficiente e a questão principal retorna à sociedade e aos indivíduos e ao que eles podem fazer com o conhecimento que tem sobre as coisas. Mas a influencia pessoal é sempre mais importante que qualquer dos media pode ter. A influencia individual das conversas que todos têm uns com os outros tem um poder enorme.
Estudos tem demonstrado o peso da comunicação na nova visão que as pessoas tem sobre o mundo, num mundo de pessoas cada vez mais informadas e cultas mas indisponíveis para infirmar as informações que recebem, antes mais dispostas a confirmá-las. O que não confirma a nossa crença é Fake News.
Terminou dizendo que este tempo de pós-verdade é sintoma de tempo da pós-vergonha, onde vale tudo.

 


Vera Lucas no papel de apresentadora


Vista do público


Vista do público

 

 

Prémio Nacional de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate”

No passado dia 12 de Janeiro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Setúbal, pelas 16h30, a apresentação do Prémio de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate”, uma iniciativa da UNISETIUniversidade Sénior de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, e este ano integrado nas Comemorações Oficiais do Bicentenário do Nascimento do ilustre poeta sadino.
O presidente da Administração da UNISETI, Arlindo Mota, acompanhado pelos dois outros elementos que integram a Comissão do Bicentenário, Américo Pereira e Maria do Carmo Branco, perante uma sala cheia e onde se encontravam alguns representantes das instituições que compõem a Comissão Organizadora, apresentou o Regulamento do Concurso. Na sessão foi evocada a figura e a obra de António Maria Eusébio pela “dizeur” Maria Alice Silva acompanhada em dois poemas pelo grupo de violas e fado da UNISETI, coordenado por Albano Almeida.

Consulte aqui o Regulamento

 


 

Almoço de Natal 2018

Fotos do almoço de Natal de 2018, no Hotel do Sado

Vista geral da sala

 

Mesa da administração e convidados

 

Discurso do Presidente do Conselho de Administração


 

As jornadas da " Praça do Sapal " II Palestra

"As Metáforas do Mercado - A Economia do Tardo-capitalismo"

Na manhã do dia 9 de Novembro o Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal acolheu os participantes e assistentes da II palestra da série "A Praça do Sapal", integrada nas comemorações do XV aniversário da UNISTI.

 

Como anunciado, o tema da palestra foi "As Metáforas do Mercado - A Economia do Tardo-capitalismo".

 

Foram oradores os académicos Sérgio Ribeiro e Ricardo Paes Mamede, sendo modera-dor o ex-deputado Miguel Tiago.

O Presidente do Conselho de Administração da UNISETI, Arlindo Mota, abriu a sessão com as saudações aos presentes e agradecimentos aos palestrantes. Seguidamente anun-ciou as actividades que irão decorrer, este ano e no próximo, no âmbito das celebrações do XV aniversário da universidade.

O Senhor Vereador da Cultura da CMS , Ricardo Oliveira, usou da palavra para referir o seu agrado pelo tema a abordar e agradecer à UNISETI todo trabalho que tem vindo a desenvolver como universidade sénior.

         


 

XV Aniversário

No dia 6 de Novembro a UNISETI celebrou o seu XV aniversário no cinema Charlot, com uma presença de alunos que praticamente completaram a sala.

A Câmara Municipal honrou a Instituição com a presença da Senhora Vereadora para o Ambiente e Actividades Económicas e do Senhor Vereador para a Cultura e Saúde, que fez entrega à Instituição do emblema da cidade.

A sessão foi animada com a actuação de um grupo de alunos da classe de violinos do Academia de Música e Belas-artes Luísa Todi e com o grupo de cantares da UNISETI.

Durante a sessão foram entregues os Diplomas de Frequência aos alunos e colaboradores com 15 ou mais anos de ligação à universidade e os Certificados de Mérito aos professores com 10 ou mais anos de docência.

Aos Professores Voluntários Visitantes foi-lhes manifestado o agradecimento da Universidade pelos serviços prestados, exarados em documento que lhes foi entregue.

Ao médico e professor da UNISETI, Mário Moura foi atribuído o título de Professor Emérito.

No final foi dada a palavra a um representante dos professores e outro dos alunos para relatarem de forma sucinta a sua experiência vivida na Universidade.


 

Homenagem ao professor Alberto Alves
Setúbal, 5 de Novembro de 2018

A UNISETI homenageou o seu professor Alberto Alves, numa cerimónia simples mas sentida que encheu o auditório, agora com o seu nome, cuja placa foi descerrada pela sua filha, a Dra Margarida.

O Doutor Arlindo Mota abriu a sessão agradecendo o contributo que o  professor Alves tem vindo a dar à instituição no sentido do fortalecimento do espírito de grupo e dos laços de amizade entre todos os elementos da Universidade.

Seguiu-se a passagem de um diaporama que, de modo sucinto, fez uma rectrospectiva de aspectos salientes da actividade do professor.

Seguidamente Alberto Alves tomou a palavra para agradecer emocionado a satisfação que lhe dá a sua colaboração com a Uniseti, ressaltando que considera as suas aulas mais como reuniões entre amigos que conversam sobre os temas da disciplina do que um local onde se ministram lições.

A Dra Margarida interveio para contar a forma como o pai chegou à Uniseti, em que ela própria teve um papel decisivo.

Entre a numerosa assistência encontrava-se a esposa e o outro filho do homenageado.

Bem-haja professor Alves.  

 


 

II Tema das conferências de "Praça do Sapal"

 


 

Apresentação e lançamento da colectânea "a vida das palavras"

Uma edição da UNISETI composta por uma colectânea de textos de autoria dos alunos da Universidade.

 


 

Têm Início Dia 12 de Outubro as Conferências “A Praça do Sapal”

A UNISETI- Universidade Sénior de Setúbal, por ocasião das comemorações do seu XV Aniversário, promove em parceria e com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal as Conferências intituladas “A Praça do Sapal” que terão lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, entre as 10H e as 12H, às sextas-feiras, em 2018 nos dias 12 de Outubro e 9 de Novembro e, em 2019, a 8 de Fevereiro e 5 de Abril, subordinadas, respectivamente, aos seguintes temas: O Sentido da ExistênciaMetáforas do MercadoComunicação e Pós-Verdade; e O Mundo é Feito de Mudança, que terão o valioso contributo de destacados especialistas nas matérias em debate.

A primeira, cujo tema geral é “O Sentido da Existência” (“O sentido da vida é um tema obscuro, e no entanto central para a filosofia” (Susan Wolf). Se associada à questão de os seres humanos fazerem parte de um desígnio mais vasto ou divino, parece pedir uma resposta religiosa. Ou será possível que, embora as vidas não tenham sentido, se pode viver como se tivessem?) , realiza-se já na próxima sexta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 10 H, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, com o seguinte programa:

Programa

10h – Sessão de Abertura. Intervenções dos representantes institucionais da UNISETI e da Câmara Municipal de Setúbal

10H15 – “O SENTIDO DA EXISTÊNCIA”

Intervenções:

D. José Ornelas de Carvalho, Bispo de Setúbal

Mário Moura, Professor Emérito da UNISETI

Moderador: Fernando Dacosta, Escritor

11H15 Coffee Break

11H30 “O Visível e o Invisível na Arte Medieval” por:

José Custódio Vieira da Silva, Professor Catedrático Jubilado da FCSH da Universidade Nova de Lisboa

 

Nota:

As inscrições, devido ao número limitado de lugares, é feito através do e.mail: secretaria.uniseti@gmail.com.

 

 


GALERIA FOTOGRÁFICA

 

Primeira sessão do ciclo de conferências "A Praça do Sapal"


 

 

 


© 2009-2022 UNISETI